
CORONEL PONTUAL, A MARCA DA CREDIBILIDADE
O jogador Diego Costa é natural da Cidade de Lagarto do Estado de Sergipe e assim como muito garotos, sonhou em ser um jogador de futebol e depois de muita luta, trabalho e acima de tudo persistência conseguiu jogar em alto nível por diversos clubes do futebol brasileiro e internacional.
Nos bastidores do futebol Sergipano, sempre foi comentado se realmente o jogador Diego Costa treinou nas Categorias de Base da equipe do Grêmio de Aracaju do Senhor Eduardo , pois, quando da transferência internacional desse atleta , especula-se que essa equipe ganhou milhões pelo mecanismo de solidariedade.
Esse assunto polêmico da transferência internacional do jogador Diego Costa que segundo comentários gerou, mais de 03(três) milhões de reais para o Senhor Eduardo da Escolinha do Grêmio da Cidade de Aracaju foi levantada também no grupo de whatssap denominado de 100% futebol brasileiro na qual, o Coronel Pontual fazia parte e foi retirado sem motivo pelo administrador, Senhor Reginaldo Gouveia, assessor de imprensa da Federação Sergipana de Futebol (FSF).


CONVERSA NO GRUPO DE WHATSSAP 100% FUTEBOL BRASILEIRO
O Coronel Pontual, responsável por este blog , em uma conversa com um desportista e conhecedor do futebol Sergipano entrou nesse assunto comentando sobre o caso do jogador Diego Costa que nunca havia jogado no time de Eduardo e em resposta, esse desportista falou que não existia e ainda tinha gente ganhando dinheiro e muito. A conversa foi finalizada, quando o Coronel Pontual disse que isso é caso de Polícia Federal.

CONVERSA COM UM DESPORTISTA DE SERGIPE SOBRE ESSE CASO(DIEGO COSTA E GRÊMIO DE (AJU)
Verificando o site O GOL, consta as transferências internacionais do jogador Diego Costa que resultou em valores e ocorreram na temporada de 2006/2007 (ATLÉTICO DE MADRI), 2014/2015 (CHELSE) e 2017/2018 (ATLÉTICO DE MADRI).

Em uma transferência de um jogador de futebol de um clube para outro seja no âmbito nacional ou internacional existe a indenização de formação de jovens jogadores e o mecanismo de solidariedade cuja finalidade é compensar os clubes que investiram e ajudaram na formação do jogador.
No caso especifico da transferência internacional do jogador Diego Costa que gerou supostamente dividendos para a equipe do Grêmio de Aracaju do Senhor Eduardo, iremos analisar se os valores supostamente pagos foram dentro da legalidade e se essa equipe faria jus a indenização pelo mecanismo de solidariedade, pois, nenhuma equipe do futebol Sergipano possui o registro como formadores de jovens jogadores.
O mecanismo de solidariedade nacional é regido pela Lei Geral dos Esportes e deve ser aplicada nas transferências nacionais, enquanto o mecanismo de solidariedade internacional é regido pela FIFA, através do REGULATIONS ON TEHE STATUS AND TRANSFER OF PLAYER (RSTP).
De acordo com a matéria publicada no dia 11/09/2023, no site do canal do Direito Esportivo (LEI EM CAMPO) por Hudson de Paiva Barbosa Junior, o mecanismo de solidariedade internacional é regulado pelo Anexo 05 do RSTP ( REGULATIONS ON TEHE STATUS AND TRANSFER OF PLAYER) , e dispõe, em seu artigo 1.1:
” Se um jogador profissional se transferir durante o contrato, 5% de qualquer remuneração paga no âmbito desta transferência, não incluindo compensação de formação pago ao seu ex- clube, será deduzido do valor total deste pagamento e distribuído pelo novo clube como uma contribuição solidária para o(s) clube(s) envolvidos em seu treinamento e educação ao longo dos anos. Essa contribuição reflete o número de anos (calculado pro rata se menos de um ano) que ele ficou registrado no(s) clube(s) relevantes entre 12 e 23 anos”.
De acordo com o regulamento, os 5% do mecanismo de solidariedade devidos aos clubes devem ser distribuídos da seguinte forma :
- 0,25% do valor total por cada temporada em que o jogador treinou na equipe no período dos 12 ( doze) aos 15(quinze) anos, perfazendo um total de 1% no período de 04 (quatro) anos;
- 0.50% do valor total) por cada temporada, dos 16 (dezesseis) aos 23( vinte e três) anos perfazendo , perfazendo um total de de 4% no período de 08 (oito) anos
Fizemos um levantamento da biografia do jogador Diego Costa através de sites e matérias jornalísticas para verificarmos por onde o jogador Diego Costa treinou e jogou no período dos 12(doze) aos 23 ( vinte e três) anos de idade.
De acordo com a matéria publicada no dia 05/03/2014 no site da Sportv News, Diego Costa foi matriculado na Escolinha de Futebol, denominado de Bola de Ouro aos 09 (nove) anos de idade e seu treinador era o Senhor Flávio Machado.

Na reportagem exibida pelo globo esporte de Sergipe realizada pelos jornalistas Alexandre Lozetti, Fábio Penna e Thiago Barbosa no ano de 2014, foi mencionado que o jogador Diego Costa nasceu na Cidade de Lagarto no dia 7 de outubro de 1988 e treinou na Escolinha Bola de Ouro onde foi citado que o treinador era Flávio Machado. Nessa matéria foi colocado uma foto da equipe da Escolinha Bola de Ouro.

FOTO EXTRAÍDA DA MATÉRIA DO GLOBO ESPORTE DE SERGIPE
Na reportagem exibida pelo globo esporte de Sergipe realizada pelos jornalistas Alexandre Lozetti, Fábio Penna e Thiago Barbosa no ano de 2014 foi mencionado que o jogador Diego Costa foi aprovado em um teste na equipe do Vitória da Bahia e não quis ficar por privilégios a outros garotos.

CARTEIRA DE ATLETA DE DIEGO COSTA EXTRAÍDA DA MATÉRIA DO GLOBO ESPORTE DE SERGIPE
Aos 15 (quinze) anos de idade, Diego Costa foi para a Cidade de São Paulo e seu tio o levou para fazer uma avaliação no Barcelona de Capela onde foi aprovado e a partir dessa equipe jogou em alto nível em grande equipes do futebol internacional e chegando a Seleção espanhola.
BIOGRAFIA DO JOGADOR DIEGO COSTA
Ainda encontramos essa matéria no GE sobre o jogador Diego Costa na qual consta que a equipe do Barcelona de Capela ganhou dinheiro pelo mecanismo de solidariedade quando da venda do jogador.

Nas matérias acima citadas não encontramos passagem do jogador Diego Costa pela Escolinha do Grêmio do Senhor Eduardo da Cidade de Aracaju e nem pela equipe do Lagarto, portanto, caso ,tenha acontecido recebimento de valores pelo mecanismo de solidariedade por essas equipes ,entendemos que se fará necessário apuração pela Polícia Federal para ser verificado a legalidade, pois, pela sua biografia, talvez a única escolinha que tenha esse direito no Estado de Sergipe, é a Bola de Ouro.
Caso idêntico ao da transferência internacional do jogador Diego Costa em que comenta-se que o Senhor Eduardo da equipe do Grêmio de Aracaju ganhou milhões de dinheiro, aconteceu com a equipe do Penedense da Cidade Alagoas quando da transferência do jogador Marinho para outras equipes do futebol brasileiro e internacional , no entanto, a equipe do Penedense/AL, não teve a mesma sorte, pois, não ganhou um real sequer pelo mecanismo de solidariedade e estar tentando provar na justiça que tem esse direito.

Outro site que abordou esse assunto foi o GE.com (redação-Maceió) em matéria publicada no dia 04/08/2023, na qual mencionou que de acordo com a Diretoria da equipe do Penedense/AL, na ficha da Federação Alagoana , não constava a passagem do jogador pela base do clube.

Esse caso da transferência internacional do jogador Diego Costa é muito delicado e precisa ser investigado pela Polícia Federal, pois, se tratou de uma transação comercial internacional em que um clube amador supostamente ganhou dinheiro pelo mecanismo de solidariedade e na biografia do jogador não consta sua passagem pelo Grêmio de Aracaju do Senhor Eduardo. Fica o seguinte questionamento:
- O jogador Diego Costa treinou na Escolinha do Grêmio de Aracaju dos 12 anos aos 14 anos ?
- Era seu pai que o trazia para treinar ao menos 02(duas) vezes por semana na Cidade de Aracaju ?
- O Grêmio de Aracaju era filiado a Federação Sergipana de Futebol (FSF) ?
- Dos 12(doze) aos 14( quatorze) anos de idade, o jogador Diego Costa disputou alguma competição organizada pela Federação Sergipana de Futebol(FSF) pela equipe do Grêmio de Aracaju ?
- Caso o Grêmio de Aracaju tenha recebido esse dinheiro, o depósito foi diretamente na conta da escolinha ou via conta da Federação Sergipana de Futebol(FSF) ?
- A Federação Sergipana de Futebol(FSF) emitiu algum documento atestando que o jogador Diego Costa teve passagem pela Escolinha do Grêmio Aracaju de Eduardo ? caso positivo, quem assinou ?
Os questionamentos acima é porque o Senhor Carivaldo de Souza era o de Presidente da Federação Sergipana de Futebol(FSF) quando o jogador Diego Costa tinha entre 12(doze) aos 14(quatorze) anos de idade e nos anos de 2000 a 2002 não houve Campeonato nessas categorias.
Somente no ano de 2016 , o Senhor Milton Dantas, que atualmente é vereador pela Cidade de Aracaju assumiu a Presidência da Federação Sergipana de Futebol(FSF).
Deixamos o espaço aberto para que a Federação Sergipana de Futebol(FSF) se pronuncie sobre esse fato, bem como, oriente as demais escolinhas do Estado de Sergipe como proceder para ter direito a essa indenização caso tenha tido algum jogador que fora revelado para o futebol brasileiro ou internacional e o mesmo teve passagem por seu projeto.
Email: locacaopontual22@gmail.com
79988286373
Faça um comentário