MUNDO OBSCURO DO FUTEBOL BRASILEIRO- QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA PARTE- A CONTRATAÇÃO DO JOGADOR GEAZE DA EQUIPE DO ITABAIANA/SE FOI DENTRO DO PRAZO LEGAL ESTABELECIDO PELA CBF ?

CORONEL PONTUAL, A MARCA DA CREDIBILIDADE

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade máxima do futebol Brasileiro, e a ela, as federações Estaduais de futebol devem subordinação e cumprimento das normas estabelecidas.

A janela de transferência é o período do ano em que os clubes de futebol podem contratar e vender jogadores.

No Brasil a definição das datas da janela de transferência é de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

De acordo com diversas matérias publicadas em sites esportivos , a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) oficializou as federações Estaduais do calendário da janela de transferência dos jogadores para que os clubes da Série A, B e C fizessem seu devido planejamento.

O site da CNN ESPORTE, publicou a matéria no dia 06/11/2024 mencionando que os clubes da Séria A, B e C do Campeonato Brasileiro precisão respeitar os períodos determinados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para regularização dos atletas contratados.

Os períodos de contratações para o ano de 2025 mencionado pelo site da CNN ESPORTE foi o seguinte:

  • 03/01/2025 A 28/02/2025
  • 02/06/2025 A 10/06/2025
  • 10/07/2025 A 02/09/2025

Em outra matéria publicada no dia 21/02/2025 no site da CNN ESPORTE foi veiculado que a CBF abriu uma janela extra de transferência sendo a partir de 10 de março até 11 de abril para acomodar os jogadores que participaram dos Estaduais após o final das competições em equipes da Série A, B e C.

A equipe da Associação Olímpica de Itabaiana do Estado de Sergipe não observando as regras emanadas pela entidade máxima do futebol brasileiro, fez o contrato com o jogador Geaze Pessoa Cavalcante iniciando no dia 07/03/2025, desta forma contrariando as regras imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

PUBLICADO NO BID DA CBF NO DIA 07/08/2025

O jogador Geaze Pessoa Cavalcante participou do jogo América de Propriá 1 X 1 Itabaiana no dia 09/03/2025 pela partida de ida da Semi Final do Campeonato Sergipano da Primeira Divisão de 2025.

Devido a participação do jogador Geaze nessa partida surgiu comentários em grupos sociais e na Cidade de Propriá que a equipe do Itabaiana tinha colocado um jogador de forma irregular no jogo e por isso iria perder os pontos, consequentemente a equipe do América ganharia o direito de disputar a final do Campeonato Sergipano e sendo contra a equipe do Confiança automaticamente já teria garantido a vaga da Série D de 2026 haja vista que a equipe do Confiança fazer parte da Série C do Brasileirão.

A Federação Sergipana de Futebol (FSF), instituição organizadora do Campeonato Sergipano de Futebol, lamentavelmente se pronunciou sem demostrar imparcialidade e respeito com os desportistas Sergipano e torcedores da equipe do América alegando que o fato é inverídico, e assumindo a função do Tribunal de Justiça Desportiva de Sergipe(TJD/SE),mencionou que tais argumentos não procede, pois, o Regulamento da Competição prevê o seguinte:

Art 9º – Somente poderão participar do Sergipão Superbet da Séria A1, os atletas que tenham sido registrados na DRT e cujos nomes constem no BID publicado e inscrito na competição, até o último dia que anteceder cada partida. Os clubes devem inscrever os atletas que serão relacionados na Competição A1 de 2025, através do sistema Gestão Web , respeitando o prazo limite que menciona o & 2.

& 2: Contratos de novos atletas para utilização no Sergipão Superbet da Séria A1, poderão ser registrados e inscritos na Competição do Estadual Sergipano da Série A1 de 2025, até o último dia anterior ao início da terceira fase do Sergipão Superbet.

Respeitamos o posicionamento da Federação Sergipana de Futebol (FSF), no entanto, não concordamos, porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é bem clara quando expediu a documentação sobre os prazos de registro de contratos de jogadores para os clubes da Séria A , B e do Brasileirão.

Sugiro que a equipe da Associação Olímpica de Itabaiana do Estado de Sergipe realize a rescisão contratual do jogador Geaze e faça um novo contrato profissional com a data atualizada, pois, estará dentro do prazo legal previsto na janela extra de transferência estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A sugestão tem por objetivo, evitar recurso junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de seus adversários nos jogos do Campeonato Brasileiro da Série C por estar colocando em jogo , atleta que foi inscrito fora do prazo previsto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*