CORONEL PONTUAL
A Constituição Federal prevê que a Saúde é um direito de todos e dever do Estado. Na teoria o artigo 196 é maravilhoso , no entanto na prática é horrível e cruel com o povo que necessita desse serviço.
O cidadão que não têm condições financeiras para pagar um plano de saúde na rede particular só tem uma alternativa: recorrer a um Posto de Saúde para ter atendimento médico. Mas, para iniciar um tratamento médico que, na maioria das vezes são urgentes, é necessário passar pela marcação de exames para que o médico tenha um panorama da situação clínica do paciente. No início e durante o tratamento, o paciente dificilmente tem condições de comprar os medicamentos e também necessita de medicamentos que devem ser distribuídos pelo Posto de Saúde.
Em Nossa Senhora do Socorro-SE, o que nós mais ouvimos são reclamações da população que necessita dos Postos de Saúde do Município. Sem conseguir marcar exames médicos e fazer algumas cirurgias, a população Socorrense ainda sofre com a falta de medicamentos que deveriam ser distribuídos para os pacientes que estão em tratamento.
A marcação de exames médicos em Nossa Senhora do Socorro-SE é vergonhosa e humilhante. O Poder Executivo, responsável pelos serviços prestados (nesse caso podemos dizer que são serviços de péssima qualidade) pela Secretaria Municipal de Saúde, é o principal responsável pelo descaso com a saúde pública de Nossa Senhora do Socorro-SE. Somente para termos uma ideia, para conseguir marcar um exame médico o cidadão / ou cidadã precisa passar a noite em frente a um Posto de Saúde. Mas não são todos que conseguem marcar o exame porque são notificados ao amanhecer que não tem vaga / ou que as vagas já foram preenchidas.
Lafaete Coutinho, morador do Bairro Fernando Collor de Melo em Nossa Senhora do Socorro-SE, está entre os cidadãos que passaram pela situação humilhante para marcar um exame em um Posto de Saúde do Município. Em março de 2023, Lafaete Coutinho passou duas noites em frente ao Posto de Saúde do Bairro Fernando Collor de Melo em Nossa Senhora do Socorro-SE para marcar um exame para um oftalmologista. Ao amanhecer de cada dia em que Lafaete Coutinho passou a noite em frente ao Posto de Saúde, a solicitação do exame foi negada. Com muita urgência para fazer o exame, Lafaete Coutinho recorreu a ajuda financeira dos amigos para fazer o exame em uma clínica particular porque corria risco de perder a visão.
O ex-vereador de Nossa Senhora do Socorro, conhecido popularmente como Santos, publicou um vídeo no You Tube fazendo uma denúncia gravíssima contra a Secretaria de Saúde do Município de Nossa Senhora do Socorro-SE.
Segue abaixo algumas citações publicadas pelo ex-vereador de Nossa Senhora do Socorro-SE, conhecido popularmente como Santos, em um canal no You Tube.
1: Que o motivo do vídeo é porque ouviu uma reportagem na FAN FM sobre o posto de Saúde Tancredo Neves no Conjunto João Alves Filho;
2: Que no Município de Nossa Senhora do Socorro existe uma Saúde Pré-Histórica e arcaica dominada pelos gestores passado e o que estar;
3: Que o Secretário de Saúde, Senhor Enock deve se preocupar com as pessoas que estão dormindo nas unidades de Saúde e pela manhã quando abre a portinha da internet, o sistema de marcação de exames está quebrado ou fora do sistema;
4: Afirmou que foi Diretor por 04( quatro) anos nessa mesma unidade e que os exames saem da Secretária de Saúde e é lá onde estar a falta de respeito com quem dorme nas filas nas unidades de Saúde , e isso não pode acontecer e sabemos Senhor Enock que um dia isso virará caso de Polícia;
5: Afirmou que com conhecimento dessa causa, sabe que pessoas levam pasta de exames lá para a Secretária de Saúde de pessoas que não tem tanta prioridade e nem necessidade e na Secretária de Saúde é marcado os exames de quem levam as pastas, sendo cerca de 50 (cinquenta) a 100(cem) exames, enquanto deixa o povo dormindo nas unidade do posto de Saúde sem remédios, marcação de exames e sem marcar cirurgias;
6: Informou no vídeo que a Secretária de Saúde é para administrar as 27 (vinte e sete) unidades de Saúde existente no Município de Socorro e não para acolher pessoas amigas do Prefeito e do Senhor Enock para marcar exames;
7: Finalizou dizendo para terem mais respeito com o povo Socorrense e que em breve isso vai virar um caso de Polícia.
A denúncia é gravíssima, mas é necessário que o ex-vereador de Nossa Senhora do Socorro-SE, conhecido popularmente como Santos, se pronuncie informando o seguinte:
Já que o senhor tem as provas e o conhecimento de que pessoas que não tem tanta prioridade e nem necessidade saem com exames marcados pela Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro-SE, a pergunta que eu faço é a seguinte: O SENHOR LEVOU ESSE CASO AO CONHECIMENTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO?
Eu (Coronel Pontual) deixo o espaço aberto no meu BLOG para que o Prefeito de Nossa Senhora do Socorro-SE, Padre Inaldo, e o Secretário de Saúde, Enock, informem o seguinte:
1: A denúncia de que pessoas levam pastas de exames para marcação dentro da Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro-SE procede? Se procede, a população que passa a noite inteira na fila de um Posto de Saúde sem conseguir a tão sonhada marcação de exames fica muito prejudicada. Podemos dizer que maltratada e humilhada.
2: Se as denúncias feitas em vídeo pelo ex-vereador de Nossa Senhora do Socorro-SE – conhecido popularmente como Santos – não são verdadeiras, os senhores (Padre Inaldo e Enock) podem nos informar se entraram com uma ação contra o ex-vereador.
Ex-vereador Santos, a população de Nossa Senhora do Socorro-SE quer saber se a senhora WILLIANE DIAS SANTOS SILVA é filha do senhor. A senhora WILLIANE DIAS SANTOS SILVA é lotada na Procuradoria Geral do Município de Nossa Senhora do Socorro e exerce o cargo de Assessora de Procurador com um salário mensal de R$ 2.702,67 (dois mil, setecentos e dois reais e sessenta e sete centavos). Se a senhora WILLIANE DIAS SANTOS SILVA é sua filha está explicado o motivo pelo qual o senhor não formalizou a denúncia no Ministério Público.
No programa Impacto, apresentado pelo radialista Gilmar Carvalho, o repórter Neilton Marreta falou que recebeu denúncias de ouvintes informando que na Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro/SE pessoas levam pastas para marcação dentro dessa secretaria e por esse motivo a população não conseguem marcar seus exames nos postos de saúde dos bairros. Esse fato, foi confirmado pelo vereador Luis Paulo Panzuá no referido programa.
TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DO VEREADOR PANZUÁ AO REPORTER NEILTON MARRETA
Repórter Neilton Marreta: Bom dia! é nos postos de saúde que a população chamou para que agente voltasse para vê se melhorou alguma coisa. Segundo depoimentos agora que o Senhor presenciou não melhorou nada. O Senhor como vereador de Nossa Senhora do Socorro, representante do povo de Socorro, o que o Senhor tem a dizer sobre o assunto, vereador Panzuá. Bom dia, Faro Fino na produção.
Vereador Panzuá : Bom dia Faro Fino , bom dia Adeilton, bom dia Gilmar, bom dia todos os ouvintes da rádio jornal. Na realidade o que acontece em Socorro na saúde é o seguinte: o pessoal vem pro postos marcar as consultas e exames só que antes do pessoal marcar , as peixadas lá na Secretaria de Saúde já marca antes. Quando o pessoal chega não tem mais ficha pra marcar , por quê ? porque os aliados do prefeito, os vereadores aliados vão lá marcar e o povo é que se lasca. É pra o povo aprender a votar, entendeu ? O que acontece em Socorro é isso, falta remédio , falta exame, né. é a falta de respeito desse prefeito irresponsável que tem o secretário também que já vem de ouros Municípios.
TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DO VEREADOR PANZUÁ AO REPORTER NEILTON MARRETA
Repórter Neilton Marreta: Vereador me diga uma coisa. O Senhor se refere é aquela pastinha que ouvintes do programa impacto mandou aqui pro Marreta e nós fizemos essa denúncia. A pasta dos vereadores aliados e segundo ouvintes, os vereadores aliado da administração atual de Nossa Senhora do Socorro tem uma pastinha que eles levam lá na secretaria, fura a fila e o povo fica com a cara de besta nas filas segundo os ouvintes e os vereadores marcam lá e não tem para o povo por causa disso, é isso vereador?
Vereador Panzuá : O que acontece é o seguinte : já existe denúncia no Ministério Público a respeito disso aí , porque pode ficar na porta da secretaria de saúde, cê vai vê, os aliados dos vereadores com a pastinha debaixo do braço, furando a fila e o povo quando chega no posto de saúde pra marcar ….os médico bons que as pessoas precisa, os exames bons, eles marcam lá por debaixo do pano. Quando o povo chega, que é o direito do povo, aí não tem mais, por que? por que Faro Fino ?por que o secretario já marcou. Tem uma pessoa na secretaria de saúde exclusiva pra pegar as pastas dos vereadores aliado e marcar os exames por debaixo do pano , isso ai é uma vergonha, isso é uma falta de respeito com a população e a população tem que se posicionar.
TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA DO VEREADOR PANZUÁ AO REPORTER NEILTON MARRETA
Repórter Neilton Marreta: Agora Vereador. Segundo uma fonte dentro da secretaria de saúde, que fonte agente não pode revelar . Após a nossa denúncia da pastinha dos vereadores da situação, os vereadores ficaram com medo de chegar lá na secretaria com a pastinha e tão mandando agora os assessores. Você tem conhecimento também?
VOZ NÃO IDENTIFICADA: Os funcionários.
Vereador Panzuá : É , todo vereador, ele tem uma assessoria né , e aí, agente tem uns que não sabe nem que é . Aí ele manda pro debaixo do pano com a pastinha e entra lá.
Repórter Neilton Marreta: Pra evitar as denúncias.
Vereador Panzuá : Depois do expediente ou antes do expediente. Pode ir lá agora que já tem gente de vereador lá com secretário pra marcar exame, por que isso aí não pode acontecer.
VOZ NÃO IDENTIFICADA: É verdade! É verdade!
Em seu pronunciamento na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro-SE, o Vereador Jeová de Jesus falou que o Parlamento já teve oportunidade de colocar Padre Inaldo – Prefeito do Município – e Enock – atual Secretário de Saúde – na cadeia e convocou os demais vereadores para fazerem a CPI da Saúde em Nossa Senhora do Socorro-SE.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO DO VEREADOR JEOVÁ DE JESUS
” Esse parlamento aqui já teve oportunidade e tem várias vezes de colocar o Prefeito de Socorro na cadeia, de colocar o Secretário Enock , Teta, na cadeia . A gente desafia todo tempo, vamos fazer uma CPI da Saúde aqui? Vamos mostrar o povo de Socorro que realmente esse parlamento dá vez e voz ao povo? Mas não, aí vem um líder, que é ganhando cargos e mais cargos. é um líder do Prefeito que é pago só pra , mas engraçado é que esse mesmo líder, ele não vem aqui pra rebater aquilo que agente fala sobre os remédios, ele não rebate, ele não vem, ele vem botar outras conversas em cima, isso mostra claramente como o Prefeito falou: me desculpem Senhoras e Senhores Vereadores ,mas a desmoralização até hoje nos congressos onde andamos, onde fazemos parte, é motivo de chacota ,o que o Prefeito da nossa Cidade fez aqui com todos nós, porque, todos nós que somos vereadores. Aquela desmoralização, do Prefeito , Thais, chega aqui e dizer, que quem é aliado dele é pago concreto e é pra fazer o que ele quer, na hora de votação não é pra ir pra banheiro e não pra tá olhando celular não”.
Vereador Jeová de Jesus, a população de Nossa Senhora do Socorro-SE quer saber quem é esse LÍDER DO PREFEITO que está ganhando CARGOS e mais CARGOS.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO DO VEREADOR BARBOSINHA
” …… Convoque o Secretário de Saúde pra cá . Já recebi algumas informações aqui, que a mesa diz que não quer. Não quer convocar o secretário, mas eu quero chamar atenção do povo de Socorro. Se a saúde estar ruim e você precisa ter a resposta do secretário, vocês precisam culpar esta mesa. Esta mesa é a responsável do secretário não estar aqui na casa para prestar esclarecimento , porque a minha parte de vereador eu tô fazendo. Eu estou cobrando, eu estou brigando, eu estou tendo inimigos. Eu tive ameaça de morte dentro do Município e essa casa se prontificou a favor de mim, mas eu fiz isso em prol do trabalho para o nosso povo. Então, eu quero que se o secretário não tem o que esconder, seu Presidente Betinho”
Vereador Barbosinha, a população de Nossa Senhora do Socorro-SE quer saber quem são o vereadores que participa da mesa que não quer a convocação do Secretário de Saúde , Enock para esclarecer as denúncias bastante divulgadas na imprensa falada, escrita e televisionada sobre a pasta da saúde do Município de Nossa Senhora do Socorro-SE.
Em grupos de whatsapp de Nossa Senhora do Socorro-SE circulou um vídeo de um cidadão mencionando a falta de medicamentos e de marcação de exames na Secretaria de Saúde de Nossa Senhora do Socorro-SE.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO ACIMA
” Bom dia, 01 de Junho! tamos aqui na UBS do Fernando Collor. Acabei de sair daqui. Faltam dipirona, hipoprofeno, AS. Fraldas as pessoas não tem acesso. Né, vim agora marcar exames aqui. Um simples exame de laboratório que marquei , não tem folha pra imprimir ,tem que vir na próxima semana imprimir esse documento. Os demais exames estão sendo enviado para a Secretaria. Vai pra uma lista de espera que Deus sabe lá o que vão fazer, né. É isso aí, a saúde de Socorro um caos , né, fazer um apelo ao Ministério Público, pelo amor de Deus vamos fazer uma vistoria nessa UBS , o que é que anda fazendo a Prefeitura de Socorro ? cadê o dinheiro da saúde? pra onde tá indo o dinheiro da saúde? queremos saber ? porque estamos entregue as baratas, tá aqui,01 de junho, Forró Siri bate a porta e o povo no sofrimento”.
Em outro vídeo que circula nas redes sociais, um cidadão vai procurar o medicamento SERTRALINA em um Posto de Saúde do Município de Nossa Senhora do Socorro-SE e a colaboradora da Prefeitura informa que não tem esse tipo de medicamento há mais de 06 (seis) meses.
TRANSCRIÇÃO DO VÍDEO
CIDADÃO: Oh querida, tem previsão dessa SERTRALINA quando chega?
COLABORADORA: Tem não, já tem mais de 06 ( seis) meses.
CIDADÃO: É mesmo, meu Deus do céu, então não vem mais talvez?
COLABORADORA: Acho que vem, mas eu estou esperando chegar.
CIDADÃO: tudo bem! Tá, obrigado.
As denúncias da falta de atendimento médico para a população de Nossa Senhora do Socorro-SE são constantes em sites que circulam na região.
A Secretaria de Saúde do Município de Nossa Senhora do Socorro, que recebe verbas do Governo Federal para a implantação da Saúde Básica no Município, poderia fazer o seguinte:
1: Implantar um sistema (podemos chamar de aplicativo) para que as marcações de exames médicos fossem realizadas de forma online pela população ou pelo Agente de Saúde que trabalha na área / região. Lembrando que temos uma tecnologia muito avançada e seria muito mais confortável para a população Socorrense.
2: Construir uma Unidade de Saúde para a realização de exames médicos básicos e rotineiros.
Padre Inaldo, respeite a população de Nossa Senhora do Socorro-SE! Saúde é um direito de todos e, como o senhor é o Prefeito do Município, cumpra com o que diz as leis e forneça um serviço de saúde com qualidade e eficiência para a população Socorrense!
Vale a pena fazermos uma reflexão sobre o futuro de Nossa Senhora do Socorro-SE. Acorda povo Socorrense!
Na próxima matéria, vamos fazer uma abordagem sobre a seguinte situação: na época em que o CORONEL PONTUAL estava na Secretaria de Esporte e Lazer de Nossa Senhora do Socorro-SE, tinha uma funcionária que NÃO trabalhava mas recebia um supersalário de R$ 4.707,67 (quatro mil, setecentos e sete reais e sessenta e sete centavos). De quem será que ela é parente?
Faça um comentário