PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO RORAIMENSE DE FUTEBOL (FRF) ESTÁ NO PODER HÁ MAIS DE 40(QUARENTA) ANOS E QUER COLOCAR SEU FILHO COMO PRESIDENTE DA CBF COM APOIO DE EDNALDO RODRIGUES.

CORONEL PONTUAL, A MARCA DA CREDIBILIDADE

A longevidade de José Xaud, conhecido como Zeca Xaud a frente da Federação Roraimense de Futebol(FRF) é tanta, que os sites não consegue mencionar com precisão o seu tempo a frente dessa instituição.

Alguns sites menciona que Zeca Xaud está no poder há mais de 50 (CINQUENTA) anos de forma intercalada e no site da Uol , cuja matéria foi publicada no dia 05 de abril por Bruno Tadeu , é mencionado que o mesmo assumiu o comando da Federação Roraimense de Futebol(FRF) no ano de 1974.

Ao longo desses anos comandando essa instituição , apenas conseguiu com seu trabalho deixar a Federação Roraimense de Futebol(FRF) ocupando a 24( VIGÉSIMA QUARTA) posição entre as 27 (VINTE E SETE) federações do Brasil no Ranking Nacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Apesar da Lei Geral do Esporte ser um conjunto de normas que obriga a os administradores a ter transparência financeira e administrativa em conformidade com as leis e os regulamentos externos e internos, moralidade na gestão esportiva e responsabilidade social de seus dirigentes, não encontramos o site ou qualquer outro canal que demonstrasse os atos administrativos do Senhor Zeca Xaud, Presidente Federação Roraimense de Futebol(FRF).

Encontramos no site GE RORAIMA, em matéria publicada no dia 15 de Janeiro de 2025 por Ivonísio Lacerda Júnior a informação na qual o Senhor Samir Xaud, filho do Presidente da Federação Roraimense de Futebol(FRF) mencionou que assumiu o cargo de gestor da Federação na última reeleição de seu pai.

Essa contratação do filho do Presidente da Federação Roraimense de Futebol(FRF), entendemos que fere dispositivo da Lei Geral de Esporte (LEI 14597/2023) em seu item III do parágrafo único do artigo 64, na seção III.

Seção III

Dos Deveres do Gestor 

Art. 64. Para os fins do disposto nesta Lei, gestor esportivo é aquele que exerce, de fato ou de direito, poder de decisão na gestão da organização, inclusive seus administradores.

Parágrafo único– É dever do gestor esportivo agir com cautela e planejamento de risco, atentando-se especialmente aos deveres de:

III – informação: caracterizada pela necessária transparência dos negócios da organização, com a obrigação de o gestor, sempre de forma imediata, informar os interessados sobre qualquer situação que possa acarretar risco financeiro ou de gestão, bem como de informar sobre eventuais interesses que possua e que possam ensejar conflito de interesse com as atividades da organização

Essa contratação do filho do Presidente da Federação Roraimense de Futebol(FRF), entendemos que fere também dispositivo do Código de Ética do Futebol Brasileiro em seu capítulo III, seção I, artigo 11 , parágrafo único, artigo 12 e item V do artigo 13.

C A P Í T U L O III

DAS VANTAGENS INDEVIDAS

Seção I

CONFLITO DE INTERESSES

Art. 11. As pessoas vinculadas a este Código, especialmente os dirigentes e diretores, devem evitar conflitos de interesse particulares ou de terceiros com os da respectiva entidade, comprometendo-se a revelar circunstâncias de potencial conflito.

Parágrafo Único. Entende-se por interesses particulares ou de terceiros qualquer possível vantagem que resulte em benefício econômico próprio ou de terceiros.

Art. 12. Não se admite o exercício de funções em caso de conflito de interesses, que deverá ser imediatamente comunicado ao superior imediato ou à Comissão de Ética.

Art 13 : Constituem situações de conflitos de interesse, exemplificativamente :

(v) empregar cônjuge, companheiro(a) ou parentes em linha reta ou colateral até terceiro grau de dirigente eleito da respectiva Entidade.

Sem nunca ter sido contestado em seus atos administrativos , o Presidente da Federação Roraimense de Futebol(FRF), Zeca Xaud foi reeleito para seu último mandato que se encerrará no ano de 2026 e provavelmente não entregará o Centro de Desenvolvimento de Futebol como parte do legado da Copa do Mundo de 2014 para os desportista Roraimense.

A FIFA destinou cerca de 600 milhões para a construção do Centro de Desenvolvimento de Futebol nos Estados que não foram sede da Copa do Mundo de 2014, portanto, o Presidente da Federação Roraimense de Futebol(FRF) , Zeca Xaud, precisa dar explicação quanto e quando recebeu , pois, o terreno para a construção desse centro foi doado pela Câmara Municipal de Roraima e até o presente momento nada foi construído.

O bastão da Federação Roraimense de Futebol(FRF) , será repassado de pai para filho, pois, o médico , Samir Xaud foi eleito no início de janeiro de 2025 como novo Presidente para o mandato de 2027 a 2030.

Além de ter um Paitrocínio , o novo Presidente da Federação Roraimense de Futebol(FRF), Samir Xaud é apadrinhado pelo Ex Presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, pois, este quando estava a frente dessa instituição contratou o mesmo para prestar serviço na área médica aos clubes Roraimense por longos anos.

Caso , Samir Xaud, não tivesse costas quentes, como diz o ditado popular, dificilmente chegaria a Presidência da Federação Roraimense de Futebol(FRF), quanto mais, a Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) como se cogita na imprensa esportiva, pois, em seus assentamentos consta denúncias graves de improbidade administrativa e erro médico.

De acordo com o Ministério Público de Roraima, Samir Xaud, deixou um prejuízo de quase R$ 1,5 milhão ao Governo do Estado quando foi Diretor do Hospital de Roraima. A denúncia afirma que Samir Xaud, e outros falsificaram documentos para simular a prestação de serviços. Essa denúncia é fruto de uma investigação do Tribunal de Contas do Estado .

No tocante ao erro médico, existem várias matérias na qual consta que Samir Xaud foi designado para avaliar uma lesão na perna esquerda de um motociclista , mas examinou o braço esquerdo.

Em um futebol corrompido que temos e que tem uma instituição máxima (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL) que há décadas a corrupção é praxe de seus administradores não tem como não desconfiar que a candidatura de Samir Xaud é fruto de indicação de Ednaldo Rodrigues e que os apoio recebidos pelas demais Federações foi em virtude do extravagante aumento salarial concedido, pois, o futebol Roraimense não tem expressão nenhuma perante os outros Estados da Federação.

Por sua vez , Ronaldo fenômeno chamou essa eleição de palhaçada e taxou todos de farinha do mesmo saco e acrescentou que enquanto o Estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não for alterada nada modificará em benefício do futebol e que mudará a página, mas , o livro será o mesmo e com o passar do tempo tudo acontecerá novamente (escândalo e corrupção).

ENTREVISTA DE RONALDO FENÔMENO SOBRE A ELEIÇÃO NA CBF

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*